Porque usar um blog como ferramenta para vender pela internet

Já tratamos recentemente aqui de geração de tráfego, principalmente através de marketing de conteúdo. E já falamos sobre blogs, que dentro dessa área de marketing de conteúdo é a peça central e fundamental em todas as estratégias. Nesse post falaremos sobre o porque de você usar um blog ser uma excelente estratégia para ter mais sucesso e conseguir transformá-lo em um negócio de fato lucrativo.
Atualmente os blogs são utilizados como as plataformas centrais de conteúdo, onde todos os conteúdos oferecidos estão. A partir de um post em um blog, você começa a difundir o seu conteúdo em redes sociais e via e-mail em suas listas de contato e a partir daí você consegue muitas visitas.
Apesar de ser uma ferramenta de marketing muito importante em qualquer estratégia, os blogs tem sofrido muito com o aumento da concorrência e da quantidade de visitas ter se fragmentado em torno de muito produtores de conteúdo. Porém, ainda há muito espaço para crescimento para quem deseja e tem paciência para seguir em frente e pouco a pouco desenvolver a sua estratégia de negócio digital.
Concorrência
Muitos blogueiros passaram a recorrer a estratégias de tráfego pago para aumentar o seu número de visitas e gerar mais tráfego e possíveis vendas para o seu site, porém, essa estratégia costuma ter dois efeitos colaterais:
• Aumento do custo de vendas por visitas
• Aumento do custo dos anúncios pagos por aumento da concorrência
Os efeitos colaterais se dão pelo fato de que ao ter que desembolsar dinheiro para capturar um cliente, o investidor tem que calcular o custo retorno desse investimento para saber se gastou menos para trair tal cliente do que recebeu, além disso, comparado ao cliente orgânico, que não gera nenhum custo adicional de publicidade, o cliente atraído por anúncios tende a ser muito mais caro.
Com relação ao aumento de preços pela concorrência, isso acontece porque quando alguém cria um anúncio e se torna bem sucedido, rapidamente é perseguido por concorrentes, que tentam pagar mais caro pelos anúncios e ficar mais bem posicionado, isso gera um custo crescente por clique que torna o anúncio cada vez mais caro e assim a captação de clientes. Logo é uma estratégia para ser adotada com muito cuidado.
Por isso, recomendamos que, para quem acabou de começar, evite pagar por tráfego, já que pode ser uma armadilha de custos se você não tiver a orientação ou a estratégia correta.
Vantagens de um blog
Mas porque usar um blog? Simples, um blog te permite incluir conteúdos que nunca sairão de lá, podendo atrair tráfego e visitas de forma contínua para sempre, gerando possíveis visitas mesmo involuntárias, ou seja, sem que você tenha que despender nem tempo nem dinheiro para consegui-las e podendo gerar até mesmo vendas passivas, o que torna um blog um negócio potencial extremamente interessante.
Outra vantagem de usar um blog é o fato de poder centralizar todo o seu conteúdo nele e assim a sua estratégia de marketing digital, transformando um simples blog em uma máquina de vender.
Você pode usar as suas redes sociais ou possíveis contatos de e-mail na sua lista para divulgar seus artigos e receber mais visitas, oferecer iscas ou conteúdos extras digitais gratuitos para conseguir aumentar a lista de interessados e assim aumentar a sua capacidade de gerar renda.
Para alguns, um blog pode ser simplesmente uma forma de divulgar conteúdos em um nicho específico, para outros é uma forma de se expressar, mas para um número crescente de pessoas os blogs tem se tornado uma forma de ganhar dinheiro, um negócio, e como tal, devem ser aplicadas ideias de negócio para torna-los mais lucrativos.
Blog de conteúdo
Os blogs de conteúdo são assim chamados porque seu principal objetivo é prover conteúdo aos seus clientes de modo a receber tráfego de forma mais recorrente, nesses blogs, fala-se de um assunto específico, como marketing digital, por exemplo, e visitantes interessados em aprender mais sobre essa área tenderão a visitar esse blog regularmente visando aumentar seus conhecimento e aprender mais sobre esse assunto.
Um blog de conteúdo precisa ter conteúdo de qualidade, isso significa que todos os posts precisam ser planejados de modo a fornecer um bom volume de conteúdos aos seus clientes e pouco a pouco torna-los mais interessados na área e mais desejosos de informação.
A partir das visitas, você pode (e deve) oferecer iscas digitais para atrair esses visitantes a entrar em sua lista de e-mails para receber o conteúdo gratuito. Já falamos aqui sobre iscas digitais, porém, ainda nesse post vamos fazer um breve resumo.
Com uma lista de e-mails você pode começar a oferecer seus novos conteúdos publicados em seu blog, e ocasionalmente oferecer um produto seu ou o qual você seja um afiliado e aumentar a sua frequência de vendas através dessa simples estratégia.
Iscas digitais
As iscas digitais são pequenas peças de conteúdo que você compila e disponibiliza gratuitamente aos seus clientes visando criar e aumentar a sua lista de e-mails visando vender mais.
Iscas digitais podem ser de qualquer tipo, seja vídeo-aulas, ebooks, checklists, infográficos, etc. Os conteúdos das suas iscas digitais precisam estar conectados com o assunto e área do seu blog, de modo a atrair os seus visitantes.
Caso você não saiba como criar uma isca digital, temos um post nesse blog sobre esse assunto. Mas, se você tem algum conhecimento sobre esse assunto, entenda que um ebook como isca digital não precisa necessariamente ter mais de 10 páginas. Com alguns tenho cerca de 5 ou 6.
Vendendo mais
Para vender mais a partir do seu blog, você deve principalmente ter em mente que o seu blog precisa ser pensado como um negócio. Logo, todos os seus posts devem conter alguma referência ao produto que você vende, assim como você pode ter alguma referência a suas iscas digitais, que são extremamente importantes no processo de atração dos clientes.
Banners com a sua isca digital, ou seu produto são importantes no seu blog para chamar a atenção do seu cliente. Evite, porém, encher o seu blog de banners e anúncios, que podem não só gerar poluição visual e deixar o visual do seu blog feio, mas também gerar repulsa no visitante e até mesmo reduzir o número de visitas dos motores de busca por conta da taxa de rejeição.
Uma estratégia que você pode usar e que já tratamos aqui é de oferecer, logo após o cliente colocar o e-mail para receber a isca digital, um produto de baixo custo que você venda e que possa impelir o cliente a comprar sem precisar pensar. Produtos de até R$ 99,90 tem esse efeito.
Pondo em prática as estratégias sugeridas aqui e tendo paciência para que o seu negócio online cresça de forma orgânica são as chaves para que o seu projeto de negócio digital saia do papel. Comente os seus pensamentos e experiência e compartilhe esse post. Nos vemos na próxima.

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