Criando audiência e tráfego através do seu blog de sucesso – Parte 2

No post anterior começamos a explicar os erros que te impedem de ter um projeto de sucesso e criar audiência que agregue valor ao seu negócio. Nesse artigo vamos concluir essa parte de erros e falar sobre ideias para criar mais audiência e ter muito mais sucesso com o seu site, blog ou projeto.
Seguindo o assunto anterior, vamos apresentar mais uma razão para o seu site não conseguir criar uma audiência conectada com o seu projeto. Um motivo que também podemos citar além dos anteriores é a publicação de conteúdo genérico.
Porque evitar conteúdo genérico?
Como todos os sites de um assunto específico, é comum que em algum momento todos falem de algum assunto da mesma maneira. Um erro comum é apenas replicar o que outro site diz, sem adicionar nada, outro erro é apenas traduzir um texto sem qualquer consideração ou personalização. Lembre-se que para ser lembrado seu negócio precisa ser especial e diferente.
Alguns donos de sites e produtores de conteúdo simplesmente, ora por preguiça, ora por não ter tempo ou qualquer outro motivo, buscam em um navegador sobre algum assunto, copiam um texto específico, traduzem se for o caso, e postam de qualquer maneira.
Outro erro é contratar qualquer pessoa para escrever artigos sobre esse assunto, o que pode ser muito ruim para o seu negócio, já que o conteúdo pode ser de baixa praticidade, não agregar qualquer valor ao leitor e até mesmo ser impraticável, já que dependendo do responsável pela produção de conteúdo, se for alguém com conhecimento limitado, os artigos tendem a serem rasos e após um período, pouco abrangentes.
O importante quando falamos em periodicidade de conteúdos é manter um número constante de publicações, mas se sua ideia for simplesmente criar conteúdos por número e não qualidade, você acabará com um site cheio de posts, sem muito conteúdo e sem visitas. Você precisa balancear tudo para manter a viabilidade e a qualidade do serviço prestado.
Contratar alguém por preço também é uma armadilha, o famoso “barato que sai caro”. O que você quer é destaque, logo, você precisa de conteúdo que gere autoridade para você, que te sobressaia em relação aos outros autores da internet, mostre que você é de fato um especialista no assunto. Se você conseguir o nível de especialista em relação à sua audiência, eles vão perceber você como uma pessoa real, alguém que sabe do assunto e que pode de fato ajudar a resolver seu problema.
Conseguindo mais tráfego para o seu projeto
Há diversas formas de conseguir aumentar o tráfego para o seu site ou blog. Dependendo da plataforma algumas técnicas podem mudar. O que você aplica ao seu blog, pode não funcionar no seu canal do Youtube. Porém, algumas dicas são universais e outras podem ser ligeiramente modificadas sem perder a sua efetividade, se adaptando à plataforma e seus requisitos.
Tráfego pago
Uma forma rápida de se conseguir um aumento nas visitas é através do tráfego pago. Quando você utiliza o tráfego pago, como o próprio nome diz você paga pelos acessos, cliques ou visitas ao seu site. Esse é um método que pode gerar muitas visitas e fazer o seu site crescer rapidamente, porém, é caro e a depender da plataforma e método escolhido pode ser muito mais caro e necessitar de uma estratégia eficaz para a sua aplicação.
Outra coisa a se considerar na aplicação do tráfego pago é o ramo que você estiver inserido. Caso o seu nicho tenha muita concorrência em sua plataforma de anúncios, os seus custos por clique serão muito maiores e poderão exigir um investimento muito alto desde o início para a sua manutenção.
O tráfego pago tem algumas vantagens que te permitem aumentar as suas visitas sem depender da aplicação das técnicas de tráfego orgânico, que é gratuito, mas leva tempo. Uma das vantagens é o tempo para que as suas visitas aumentem que pode ser certamente muito reduzido quando você paga pelo tráfego, já que o seu site estará sendo exibido em vários locais pela internet, como a rede de display do Google por exemplo. Outra vantagem, é que não requer esforços de SEO ou otimização, o que facilita a aplicação no seu projeto.
A seguir, separamos 3 sugestões de plataformas de tráfego pago que você pode utilizar para aumentar o tráfego para o seu site:
• Google Ads: Com este você pode não só anunciar no Google, mas também no Youtube e nas redes de display do Google. Essa é a mais abrangente e também, na maior parte das vezes, mais cara opção de tráfego pago.
• Yahoo Ads: Aqui você anuncia no Yahoo, que possui muito menos acessos que o Google, mas também é uma alternativa mais barata e de certa forma mais especializada, por ser menos abrangente.
• Native Ads: Plataformas como Taboola e Outbrain são excelentes plataformas para publicidade nativa, que é uma boa alternativa para quem deseja aumentar o tráfego mas não possui um bom orçamento, já que as redes de Native Ads são muito mais baratas, porém, não tem o mesmo efeito de aumento de tráfego do Google Ads.
Tráfego Orgânico
A outra alternativa é o tráfego orgânico, que é gratuito, gera resultados por muito mais tempo, tende a criar audiência de forma mais duradoura e visitantes mais assíduos, porém depende de dois fatores principais: tempo e dedicação.
Infelizmente construir um bom fluxo de tráfego orgânico pode levar alguns meses e até anos, depende muito de fatores como SEO, que deve ser analisado e atualizado com frequência, dedicação na frequência de postagens e comprometimento com a sua audiência.
Como não depende de nenhum recurso pago para anunciar o seu site, se apresenta como estratégia mais barata para crescer o seu tráfego e pode ser aliada ao tráfego pago para produzir melhores resultados.
Tenha em mente que você precisará de muito tempo e dedicação ao seu projeto para conseguir um bom desempenho no tráfego ao seu site, logo, enquanto mantém a qualidade do conteúdo postado e a frequência de postagem, você pode anunciar seus novos posts e turbinar as visitas gerais do seu projeto a partir da mescla das duas estratégias.
No próximo posts continuaremos a falar sobre audiência e como você pode fazer para reter as suas visitas e ter ainda mais sucesso no seu site.

Autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!