Criando audiência através do seu blog de sucesso – Parte 1

Compreendendo o assunto do post anterior, um blog é a peça central de todo o projeto de negócio online que estamos descrevendo. Através dele, você poderá receber as primeiras visitas e então começar a iniciar o processo de vendas. Nesse post, vamos entender e ensinar como criar mais audiência através do seu blog de sucesso.
Tenha em mente que quando falamos em blog, a maioria das dicas e conteúdo também se aplicam a canais do Youtube que podem ser mesclados ao projeto de um blog para agregar conteúdo e conquistar uma audiência maior.
Conexão com a sua audiência
Muitos blogs falham em um ponto crucial, ao não se conectar com a sua audiência. Os visitantes do seu blog são todos potenciais clientes, mesmo que não no momento que acessam, podem se tornar a partir do momento que considerem o seu conteúdo como bom e passem a visitar o seu site regularmente para ler os novos conteúdos.
Quando alguém passa a considerar o seu site ou blog como uma fonte de conhecimentos e informações confiável, isso é uma conexão com a audiência, que são os seus leitores. Assim que você passa confiança para quem consome o seu conteúdo, você também passa a ter autoridade diante desse grupo, o que é um assunto para outro post.
Voltando à conexão com a audiência, há alguns motivos pelos quais alguns blogs falham nesse ponto crucial para o sucesso de um projeto. Vamos a eles:
Principais motivos para o seu projeto não estar dando certo
Começando do principal motivo que faz um blog não ter sucesso e não se conectar com a audiência da maneira esperada, o descompromisso com o leitor ou consumidor do conteúdo, quando você simplesmente não se importa com a forma como alguém lerá o texto, verá o vídeo ou consumirá o conteúdo; a falta de qualidade, quando o produto que você apresenta ao seu público não é bem feito e a falta de personalidade, quando você falha em transmitir um toque pessoal ao que você apresenta.
1-Descompromisso com o projeto
Apesar de todos os 3 pontos estarem interligados, vamos tentar destrinchar cada um e como melhorar ou não transmitir essas sensações para os seus consumidores. Quando falamos em descomprometimento ou falta de compromisso, estamos tratando do fato de que muita gente tem um site, blog, canal do Youtube ou qualquer tipo de perfil em plataforma de mídia social que tem potencial para gerar audiência e em consequência fazer sucesso, mas não exploram esse potencial e mesmo desprezam a audiência.
Por exemplo, muitas pessoas tem um dom de comunicação audiovisual, sabem como se conectar de forma profunda com a audiência através de vídeos, mas, apesar do bom conteúdo e da audiência que deseja mais, essas pessoas simplesmente abandonam um projeto que tem muito potencial ou fazem menos do que poderiam. Quando você inicia um projeto como esse, qualquer que seja blogs, sites ou vídeos, a frequência que você posta um conteúdo novo é muito importante para manter a audiência firme. Esse é o ponto que diferencia os bem-sucedidos dos malsucedidos. Esse descompromisso custa caro para os negócios e pode matar o seu projeto.
Algumas pessoas podem postar conteúdos novos toda semana ou mais frequentemente e só fazem uma vez por mês, essa é uma maneira de reduzir a sua audiência, já que as pessoas podem esquecer de você rapidamente.
2-Falta de qualidade do seu conteúdo ou plataforma
Quando o seu conteúdo ou a plataforma que você utiliza apresentam baixa qualidade, ou seja, quando você não passa confiança através do seu conteúdo, isso também reduz a audiência.
Um exemplo de falta de qualidade de conteúdo é quando você traduz algum conteúdo interessante em outra língua, mas esquece de adaptar ao português, mantendo algumas expressões que não fazem sentido. Traduzir literalmente um artigo e publicar em português sem uma adaptação é a forma mais errada de fazer isso. Nesse caso, o correto é simplesmente ler a tradução e publicar com as suas próprias palavras, tornando o artigo uma publicação pessoal.
Um exemplo de falta de qualidade da plataforma é, quando você cria um blog que possui muitos anúncios, tornando a navegação pesada e impedindo os visitantes de acessarem o conteúdo de forma adequada. Outro problema é quando seu site não é responsivo e não possui nem mesmo uma versão mobile, obrigando quem acessar por um smartphone a ver o conteúdo em uma tela não otimizada. Isso não só reduz e muito o tráfego mobile, que hoje em dia é muito importante, mas reduz também o tempo das visitas e o posicionamento do seu site em mecanismos de busca como o Google.
A falta de qualidade porém vai além desses exemplos e, quando aliada a falta de compromisso tende a produzir desastres. Sem um conteúdo de qualidade e publicado em intervalos de tempo constantes, seu projeto nunca terá sucesso.
3-Falta de personalidade ou toque pessoal
Muitos sites e blogs tendem a ser cópias uns dos outros, e isso é um erro terrível. Quando se cria qualquer projeto em qualquer esfera dos negócios, online ou off-line, algo que você vai querer é ter um diferencial em relação à concorrência, para que forme o seu mercado. Sem esse diferencial, você é só mais um na multidão, sem marca ou aditivo personalizado que te identifique.
Um exemplo de toque pessoal ou marca são as fotos que você adiciona ao seu site. A maioria dos autores escolhe imagens de bancos de fotos gratuitos. Se você quiser adicionar um toque pessoal ao seu site, uma dica é usar suas próprias fotos. Não precisam ser fotos profissionais, mas com um pouco de edição você pode melhorar muito uma foto e deixa-la mais bonita para o seu site.
Voltando ao primeiro exemplo do tópico anterior, quando você cria um artigo traduzido com as suas palavras, você torna o artigo pessoal, já que exprime as suas opiniões sobre o assunto no seu texto. A criação de artigos pessoais permite esse tipo de situação.
Nos próximos posts seguiremos falando sobre como tornar o seu projeto em um sucesso a partir da criação de audiência, a qual seguiremos falando, geração de tráfego e aumento das vendas. Não perca.

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