8 passos de como criar audiência para o seu site ou blog

Criar audiência é vital para o sucesso de seu projeto online e após falarmos sobre o que você não deve fazer ao buscar a construção de audiência e atração de tráfego, agora falaremos sobre o que você deve fazer para aumentar a audiência do seu site ou blog.
Como falamos sobre tráfego no post anterior, há de se ressaltar que para o tráfego gerado ser revertido em audiência, é de suma importância que você siga as dicas desse post aqui, que trata da retenção do tráfego para a criação de audiência.
1° Passo: Conteúdo de qualidade que atinge problemas específicos
Quando falamos sobre a criação de audiência, falamos também sobre tráfego. Na verdade, a criação de audiência passa pela fidelização do tráfego, que seriam simples visitantes que se transformam em leitores assíduos do seu blog ou site, ou espectadores assíduos do seu canal.
E, para ter uma audiência mais conectada com você, o principal que você precisa tratar é a qualidade do seu conteúdo. Sabemos que quando você investe em um conteúdo de qualidade, você consegue atingir mais pessoas.
Você não quer simplesmente criar um conteúdo que te permita ter uma boa colocação nos mecanismos de busca, mas criar um conteúdo que possa atingir com eficiência os seus clientes, já que estes irão comprar o seu produto, ler os seus conteúdos, compartilhar, etc. A qualidade do conteúdo é essencial para reter os clientes que acessam o seu site, já que se o seu conteúdo tiver uma rejeição alta, seus visitantes não acessarão mais o seu site.
Você pode fazer o seguinte para aumentar a retenção de audiência:
Encontre a solução para um problema da sua audiência
Simplesmente pense ou analise a sua audiência para descobrir algum problema relacionado a ela que você poderia resolver, publique algo a respeito explicando como resolver esse problema. Outra ideia é criar algum artigo como “XX formas para vender mais no seu site”, isso vai atingir as pessoas que já vendem ou as que ainda não vendem através do seu site. Tente adaptar essa ideia ao seu mercado e aplique de forma a atingir os seus clientes de forma mais fácil.
Essa questão da geração de conteúdo pode gerar também algum infoproduto que você pode oferecer como isca digital gratuita para conseguir montar a sua lista de e-mails, mas isso é assunto para outro post.
Produza conteúdo em série baseado no problema da sua audiência
Identificado o problema, você pode então passar a gerar vários conteúdos com base na ideia inicial, cada um explorando de forma específica alguma técnica ou ideia para o seu leitor aplicar.
Se você utilizar como tema o nosso exemplo “como vender mais pelo seu site” você pode criar ainda mais tráfego e gerar ainda mais audiência ao criar uma série de conteúdos baseada nesse problema, principalmente se o primeiro for um sucesso.
Aqui cabe uma analogia: quando um produtor de uma série busca convencer os executivos de uma rede de televisão a financiar uma série ou programa, eles criam um episódio piloto, que inclui todo o conceito a apresentar no programa. Caso estes aprovem é sempre produzido um número pequeno de episódios iniciais para testar a recepção do público e a audiência. Caso o episódio seja um sucesso e os seguintes mantenham um bom índice de audiência este programa é serializado e produzido de forma recorrente. A mesma analogia se aplica ao mercado de conteúdos e marketing digital.
Desse modo, você pode produzir muitos conteúdos com base em apenas alguns poucos problemas do seu público e produzir grandes resultados a partir disso.
2° Passo: Cases de sucesso
Uma estratégia que não é só muito eficiente, mas também muito utilizada por conta disso, é espaço para os cases de sucesso, as histórias de seus clientes que podem ser adicionadas como conteúdo ao seu site.
Contar sobre o sucesso de seus clientes pode ser muito bom para gerar engajamento, convencer os seus potenciais clientes de que o seu produto é bom e pode gerar resultados e torna o seu negócio mais transparente, fazendo os leitores perceberem que o seu negócio é de verdade, funciona e que eles também podem lucrar com ele.
Entenda também que todo ser humano tem necessidade de validação, isso significa que algumas pessoas comprarão o seu produto com o pensando em poder contar a sua história de sucesso.
Você também pode incluir a sua própria história de sucesso, contando como você fez para chegar onde está, pessoas adoram histórias e tendem a se colocar no lugar do protagonista delas. Além disso, quando contamos histórias, criamos envolvimento com o leitor e podemos comunicar mensagens de forma muito mais simples e fácil.
3° Passo: Passos para o resultado final
Caso ainda não saiba, a maioria de nós acha muito mais interessante ter um passo a passo para chegar ao objetivo que desejamos. Por isso surgiram as receitas de culinária, os muitos guias para resolver muitos problemas que possuímos. Então, uma estratégia de conteúdos que você pode oferecer com muita chance de sucesso são os passos para o sucesso.
Passo a passo para a riqueza, receitas para o sucesso financeiro, como emagrecer em 5 passos, tenha um negócio online de sucesso em 3 passos, guia completo para ter o corpo que deseja, etc. Esse são todos exemplos de nomes de produtos e conteúdos que atraem muita audiência, por serem simples, objetivos e apresentarem um passo a passo de como chegar aonde queremos.
Esses conteúdos podem ser aplicados em qualquer nicho que você trabalhe e, desde que você tenha o conhecimento necessário para criar, devem ser práticos e simples de entender.
Quando criamos conteúdos desse tipo, especialmente os que se descrevem como “guia completo”, precisamos criar um conteúdo realmente abrangente e que possa ser visto como um guia realmente completo do assunto tratado. Isso vai permitir que os seus clientes vejam você como um fornecedor confiável de informações, assim como pode aumentar a quantidade de compartilhamentos do seu conteúdo, que pode ser compilado em um ebook e distribuído gratuitamente na internet, com os links do seu site e dos seus produtos, aumentando a publicidade do seu negócio de forma passiva.
No próximo post continuaremos com os passos para criar audiência para o seu site, esperamos que esteja gostando. Até a próxima.

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