8 passos de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 4)

Continuando a série sobre criação de audiência, vamos seguir com os passos para criar e aumentar a audiência do seu site ou blog.
No post anterior falamos sobre o quinto passo e seguiremos nesse post com mais um passo. Esse post é de uma série que trata sobre transformar o seu blog em um blog de sucesso, combinando tráfego, audiência e usando tudo isso para conseguir aumentar as suas vendas. Apesar de estarmos tratando do artigo com um projeto de um blog, grande parte das dicas citadas nessa série também podem ser aplicadas em projetos de outras plataformas, como Youtube por exemplo.
6° Passo: Promoção de tráfego
Quando falamos de tráfego, estamos nos referindo a capacidade do seu blog de atrair visitantes para consumir seu conteúdo.
Para criar audiência, o tráfego é essencial. Com um bom tráfego de visitantes, você pode transformar o seu projeto em uma máquina de resultados ao combinar a capacidade de tráfego com as estratégias de fidelização e vendas que trataremos em breve.
Também é essencial que o seu site tenha um bom conteúdo, tanto em termos de número de conteúdos publicados, variedade de conteúdos, como tratamos na dica anterior e nível de informações contidas nestas peças de conteúdo.
Dentro de um projeto para a criação de um blog ou site de sucesso, não é só o conteúdo que é essencial, todas as variáveis acima também são, assim como a promoção do seu site.
Promover o seu site é como anunciar o seu projeto de negócio, torna-lo mais conhecido para que esteja cada vez mais em evidência e atraindo um número crescente de visitantes, tornando seu blog um negócio de verdade.
Foque mais na promoção do que na criação de conteúdo
De certa forma, você precisa dar mais atenção à promoção do seu site do que à criação do conteúdo que será postado nele. Porém, isso não significa relegar o último.
Quando você cria conteúdo, este poderá ser lido por qualquer pessoa que acessar o seu site, porém, se o seu site não receber visitas, a criação de um conteúdo, por melhor que ele seja, não será de modo algum útil.
Portanto, dê muita atenção à promoção do seu site, mesmo que isso signifique menos conteúdo no geral, seja em quantidade ou variedade, para que os conteúdos que forem criados sejam lidos pelos visitantes que você conseguir.
Evite ao máximo, ou de preferência, nunca reduza a qualidade dos seus artigos para manter a quantidade, porque isso certamente será notado pelos seus visitantes e pode ser um verdadeiro “tiro no pé” nos seus planos de crescimento.
A qualidade dos conteúdos deve ser sempre semelhante, com atenção total a quem vai ler o seu conteúdo. Porém, voltando à promoção, foque em formas de aumentar as suas visitas para que o seu projeto se torne rentável.
É muito comum vermos blogs e sites com um conteúdo maravilhoso e de muita qualidade, que demandam dias ou semanas para serem compilados e escritos e, no entanto, esses projetos sofrem com a baixa taxa de visitas, pouca rentabilidade e baixa penetração de mercado, enquanto alguns sites podem “bombar” com conteúdo de muito menor quantidade e qualidade, com uma dedicação especial a promoção do conteúdo.
Portanto, se estiver criando um projeto, ou já está com um projeto de blog ou site criado ou no ar, projete como vai tornar o seu blog ou site um sucesso, porque nunca será da noite para o dia e demandará uma grande dose de trabalho na promoção.
É mais importante que você passe apenas um dia criando um conteúdo e passar o restante da semana divulgando e promovendo esse conteúdo do que criar vários por semana com pouco ou nenhum esforço para promovê-los.
Formas de promoção de conteúdo
Sabendo da importância de se dedicar a promoção do conteúdo, falaremos das formas de promoção que você pode utilizar para melhorar o seu tráfego.
Envio de links para parceiros: Parcerias são uma excelente e muito utilizada forma para divulgar o seu site ou mesmo conteúdo. Geralmente, o seu parceiro insere o link do seu site na página dele, o que pode lhe render algumas visitas do site dele para o seu.
Divulgação em mídias sociais: Divulgar os seus conteúdos ou seu site para os seus contatos em redes sociais é uma forma de também aumentar o trafego e até o compartilhamento do link.
Tráfego pago: Já tratamos de tráfego pago nessa série, em que você paga para um seu link ser anunciado em mecanismos de busca, portais ou redes de display e publicidade nativa. O retorno é mais rápido, porém, a um custo maior.
Otimização de conteúdo para SEO: Otimizar o seu conteúdo e o seu site é uma ótima forma de atrair mais visitas, ao melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca.
Construção de links: Técnica que consiste em aumentar a rede de links que apontam para o seu site, seja por meio de publicidade paga em outros sites, ou parcerias. Você deve procurar sites com boa reputação para fazer a técnica de modo que hajam links de grande qualidade apontados para o seu site.
Entenda que a construção de tráfego não é uma ciência exata e portanto, varia de caso a caso. Porém, todas as técnicas citadas acima, se empregadas com eficiência, gerarão resultados com certeza.
Tráfego pago X tráfego orgânico
Como você já deve ser percebido, o tráfego pago tende a reder resultados mais rapidamente, já que atrai visitantes ao seu site desde o início. Porém, pelos custos das visitas, pode ser uma estratégia difícil para alguém com um orçamento pequeno.
O trafego orgânico, que engloba as formas de promoção que não exigem nenhum desembolso de recursos, tendem a demorar mais para resultarem em sucesso, porém é uma troca de dinheiro por tempo. A vantagem, além do não desembolso de qualquer recurso, é que o tráfego gerado é mais estável do que o tráfego pago, que tende a variar de acordo com o orçamento e até com as rejeições.
Não há melhor técnica e de preferência, você deve combinar as duas, já que poderá muito facilmente transformar um visitante conquistado a partir de publicidade paga em um consumidor regular dos seus recursos.
Seguiremos falando de tráfego no próximo post e sobre como melhorar o seu índice de visitantes. Não perca.

Autor | Website

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