8 passos de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 3)

8 passos de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 3)

Continuando a série sobre criação de audiência, vamos seguir com os passos para criar e aumentar a audiência do seu site ou blog.
No post anterior falamos sobre o quarto passo e seguiremos nesse post com mais um passo. Esse post é de uma série que trata sobre transformar o seu blog em um blog de sucesso, combinando tráfego, audiência e usando tudo isso para conseguir aumentar as suas vendas. Apesar de estarmos tratando do artigo com um projeto de um blog, grande parte das dicas citadas nessa série também podem ser aplicadas em projetos de outras plataformas, como Youtube por exemplo.
5° passo: Formatos de conteúdo que cativam
Quando você tem um blog de conteúdo e está focado em criar artigos de valor para a sua audiência, uma forma interessante de você estar sempre cativando os seus leitores é variar o estilo de conteúdo que você apresenta a eles.
Nossa dica aqui é oferecer tipos de conteúdo diferentes, vamos abordar cada sugestão de formato e como pode ser aplicada com mais eficiência.
1 – Artigos de texto
A base de todo blog é formada por artigos de texto. Esse conteúdo é o mais simples e tradicional e todo blog tem. Felizmente, você pode fazer variações dentro de um artigo de texto, variando estilo ou incluindo outros conteúdos para torna-lo mais agradável.
No post anterior, falamos sobre tornar o seu artigo de texto mais atrativo, isso pode ser conseguido de várias formas, como simplificar a linguagem para facilitar a leitura ou também reduzir o tamanho dos parágrafos e separar o seu texto por subtítulos para que fique mais interessante de ler.
Também aconselhamos evitar o uso de parágrafos ou blocos de texto gigantes. Isso dificulta a leitura, desestimula o leitor e torna o texto, mesmo que com conteúdo muito bom mais cansativo.
Outra dica para melhorar os seus artigos de texto é incluir conteúdos audiovisuais como vídeos, imagens e áudios para tornar seu conteúdo mais interativo e prender a atenção do seu usuário. Leia o artigo anterior para mais detalhes e dicas.
2 – Vídeos
Outra forma de conteúdo que vem sendo muito utilizada hoje são os vídeos. Popularizados por plataformas como Youtube e Vimeo, os conteúdos em vídeo estão em tendência de alta, sendo muito assistidos e com uma exibição crescente na internet.
Embora muitas pessoas não gostem ou queiram criar conteúdos de vídeo, por vergonha ou qualquer outro motivo (não gostar da própria voz no microfone, por exemplo), é certo que muito conteúdo está migrando para essas plataformas e ter um canal no Youtube enquanto tem um site ou blog é uma aliança importante quando se trata de atrair pessoas e produzir conteúdos novos e atraentes.
Você pode incluir posts com vídeos de terceiros em seu blog, principalmente para reforçar conteúdo, mas isso vai desviar atenção dos seus visitantes para o vídeo deste, podendo até mesmo reduzir a audiência do seu site.
Portanto, pense com carinho na possibilidade de criar um canal e incluir vídeos de autoria própria no seu site. Considere também produzir podcasts ou áudios sobre os conteúdos oferecidos, há muita procura para esses tipos de conteúdo também.
3 – Infográficos
Também está em alta o uso de infográficos, que resumem informações de forma interativa em uma imagem.
Infográficos têm muitas vantagens quando se trata de resumir informações, porque são interessantes, geralmente chamativos, conseguem passar todas as informações que se propõem de maneira simples e rápida e são muito úteis para condensar conteúdo.
Outra vantagem dos infográficos é a possibilidade de, com o uso de plug-ins em plataformas como WordPress, seu usuário inserir o seu infográfico em seu site ou mesmo redes sociais, com o link do seu site como fonte, aumentando a sua autoridade e atraindo mais tráfego.
4 – Webinarios
Webinarios são algumas das plataformas atualmente mais utilizadas para disseminar conteúdo. Muitos organizam palestras diárias em um congresso sobre determinado assunto e assim conseguem audiência e vendas.
Webinario é uma aula ou conteúdo que você publica online de forma a ensinar determinado assunto a sua audiência. Funciona de forma excelente como estratégia de vendas e também funciona para atrair audiência.
Funcionam como aulas online, geralmente ao vivo, em que você expõe ou explica determinado assunto de interesse das pessoas que se inscreverem para ver.
A principal vantagem é o nível de engajamento criado com um webinar, já que conversar online com a sua audiência tem o nível de interação mais próximo possível ao de uma aula presencial, já que é ao vivo, exposição na prática do seu conteúdo e interação máxima com os seus usuários.
5 – Guia PDF
São muito utilizados hoje em dia como “moeda de troca” pelo e-mail dos visitantes. Guias em PDF servem para não somente atrair os usuários e formar uma lista de e-mails como tratamos aqui no blog algumas vezes, mas também como uma forma diferente de conteúdo.
Seus visitantes verão o seu guia em PDF como um “livro gratuito” e quem não gosta de ganhar coisas? Além disso, preparar um conteúdo desse tipo pode ser interessante para propagar o seu site, trabalho ou marca pela internet.
Entenda o seguinte: Quando você oferece um conteúdo gratuito em massa, haverá compartilhamentos. Caso você seja um afiliado de algum produto, venda algo pelo seu site ou alguma plataforma virtual, inclua o seu link nesse guia em PDF e ele estará por toda a internet.
A maior vantagem disso é que parte dessa disseminação será independente de você e pode gerar vendas passivas, de forma contínua e sem precisar de nenhum custo adicional. Portanto, também é uma excelente forma de ganhar dinheiro através da construção de audiência.
Quando falamos em guias em PDF não estamos falando necessariamente de ebooks ou publicações longas sobre um conteúdo. As distribuições de conteúdo gratuitas geralmente estão limitadas a arquivos em torno de 10 a 20 páginas.
6 – Checklists
As checklists são um tipo de conteúdo que pode ser distribuído como complemento a uma ferramenta ou conteúdo e serve para checar ou verificar a aplicação de uma técnica referida em outro conteúdo.
É útil quando você necessita fazer um grande número de ações diferentes em um determinado projeto ou tarefa e está subdividido em ações realizáveis. Conforme for executando as ações separadas ou checando a sua viabilidade, você marca a checklist.
Também há checklists para outras funções, como avaliação de empresas na bolsa de valores, onde você verifica alguns dados específicos da saúde financeira da empresa e pela checklist verifica se o investimento é viável. Sua aplicação é vasta e a dependenr do seu ramo é mais uma opção de recurso ofertável.
7 – Ferramentas
Existem várias ferramentas que você pode oferecer, embora elas tendam a variar conforme o setor que você está evolvido. Algumas ferramentas gratuitas e úteis podem ser recomendadas por você para a sua audiência e assim aumentar a sua autoridade.
Seu site pode incluir algumas ferramentas como, no caso de um site de beleza, uma calculadora de IMC ou quantidade de gordura corporal ou qualquer ferramenta utilitária nesse sentido.
Um site de finanças, pode incluir uma calculadora de juros compostos, uma ferramenta em que se possa comparar o desempenho de ações ou de investimentos específicos, etc.
Oferecer esses conteúdos para a sua audiência, ao mesmo tempo que aplica as outras dicas citadas nessa série e sem esquecer que cada conteúdo deve ser claro, conciso, simples, de fácil aplicação e que resolva problemas. Assim você só terá o sucesso a sua frente. Até a próxima.

Autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!