8 passos de como criar audiência para o seu site ou blog (parte 2)

Continuando o artigo anterior, em que introduzimos os primeiros passos para você aumentar a sua audiência, o que poderá se traduzir em mais visitas orgânicas e mais receitas para o seu projeto.
No post anterior falamos sobre os 3 primeiros passos e seguiremos nesse post com mais um passo. Esse post é de uma série que trata sobre transformar o seu blog em um blog de sucesso, combinando tráfego, audiência e usando tudo isso para conseguir aumentar as suas vendas. Apesar de estarmos tratando do artigo com um projeto de um blog, grande parte das dicas citadas aqui também podem ser aplicadas em projetos de outras plataformas, como Youtube por exemplo.
4° Passo: para criar ou aumentar a audiência do seu site: Deixe o seu conteúdo mais atraente.
O que queremos dizer com um conteúdo mais atraente? Simplesmente que você precisa criar conteúdos com relevância para os seus leitores. Entenda que todos os leitores que acessam o seu blog ou site querem informações relevantes sobre o assunto que estão pesquisando e, para transformar esses leitores em uma audiência assídua, o seu conteúdo precisa ser de muita qualidade.
-Qualidade do artigo
Além da qualidade, que precisa incluir um artigo bem escrito e formulado, também precisa ter uma linguagem que seja de acordo com a audiência esperada, linguagem muito formal pode tornar a leitura cansativa e difícil para pessoas com menor vocabulário e um texto com muitos jargões da área pode dificultar a leitura de quem não é do ramo.
Para resolver ambas as questões, o mais indicado é trocar palavras mais rebuscadas por outras mais simples e incluir nos jargões uma breve explicação prática. Simplificar o vocabulário não significa incluir gírias!
-Conteúdo aplicável e simples
Somada à qualidade do conteúdo, este também precisa ser aplicável, de modo simples e compreensível, posto que um artigo que não seja claro e não compreenda um resultado específico pode desestimular seu leitor a aplicar o seu método e pôr o seu artigo na prática. O resultado disso é menos audiência, já que não há ninguém capaz de pôr em prática o que você ensinou.
Por fim, vários artigos que compreenda todos os componentes citados acima, linguagem simples e sem palavras de difícil entendimento ou jargões, conteúdo prático e de qualidade e aplicável com resultado específico e definido pode mudar a percepção da audiência em relação a você e a seu blog, ao construir sua audiência e a sua autoridade de modo contínuo e simultâneo.
E procure estimular os seus leitores que colocarem em prática as dicas de seu artigo a contarem as suas histórias de sucesso, que você pode disponibilizar em seu site e então atrair mais pessoas com o fato de que os seus conteúdos realmente funcionam.
Dicas curtas
Algumas outras sugestões adicionais que você pode aplicar dentro dessa dica são:
1 – Pense em títulos chamativos
Procure passar um tempo formulando um título chamativo que você possa utilizar nesse artigo de forma a chamar a atenção do seu leitor. Você vai querer que o visitante clique no seu artigo feito com muita dedicação para ler o conteúdo que você preparou.
Evite usar textos mentirosos ou que faça o seu leitor se sentir enganado, isso além de minar a sua reputação pode aumentar a taxa de rejeição do seu site em mecanismos de busca, dificultando o seu posicionamento e o aumento da sua audiência.
Dedique metade do tempo necessário à criação de um novo conteúdo para pensar em um bom título, pense em alternativas e ponha em prática a melhor ideia.
2 – Dinamize o seu texo
Tornar o texto dinâmico aumenta a facilidade da leitura e a captação de pontos importantes por parte do leitor. Listas de pontos importantes são uma forma interessante de destacar conteúdo.
Utilize subtítulos para separar o conteúdo e torna-lo de mais simples compreensão. Essa divisão do artigo permite que o leitor saiba as seções que falam sobre determinada parte do assunto e facilitam a pesquisa e leitura.
Reduza o tamanho dos parágrafos para incluir apenas a ideia geral de cada um, assim você torna a leitura mais agradável e divide grandes blocos de texto, tornando o texto inclusive mais agradável à vista.
Reduza também o tamanho de seus artigos, aproveitando a dica do post anterior de criar séries de artigos, crie conteúdos com cerca de 1000 palavras assim você reduz um artigo a um assunto específico e deixa o leitor mais confortável.
3 – Escreva como se falasse com alguém
Uma técnica muito utilizada por alguns autores é escrever como se estivesse conversando com alguém, um amigo por exemplo. Isso cria uma atmosfera de leitura agradável e amistosa.
Uma vantagem dessa técnica é que você troca o ambiente usual de “escola”, falando como um professor aos seus alunos, pelo ambiente de conversa amistosa, deixando tudo mais pessoal e próximo.
4 – Inclua conteúdo audiovisual
Estamos em constante transformação no ambiente da internet e essa transformação atual tende a ser do ambiente de grandes artigos escritos para vídeos, podcasts, imagens e áudios.
Portanto, incluir esse tipo de material é essencial para tornar o seu artigo mais valioso, interessante e enriquecer o seu conteúdo.
Além disso, como “uma imagem vale mais do que mil palavras” incluir materiais audiovisuais ajudam o seu leitor a interagir e compreender de melhor forma o seu conteúdo e aumenta a absorção de conteúdo por parte de quem consome.
5 – Adicionar conteúdos “passo a passo”
Aproveitando uma dica do post anterior, adicionar conteúdos de passo a passo é uma excelente maneira de criar conteúdos simples para blogs, já que tem um alcance maior, por funcionar como uma receita de bolo e se for de simples aplicação pode aumentar a satisfação com os seus conteúdos.
A escrita também é simples, já que você só precisa descrever o passo a passo, sem precisar se preocupar com mais nada no texto, pois quem está lendo o seu conteúdo quer algo simples e fácil de aplicar.
Concluindo, tudo o que você conseguir aplicar (infelizmente não dá para aplicar tudo em um único post) vai melhorar e muito a qualidade dos seus artigos, tornando a leitura agradável e melhorando a experiência de seus visitantes e usuários. Nesse caso, é questão de tempo para que o seu projeto se torne um sucesso. Até a próxima.

Autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!